Malefícios Uso Errônio da Mochila no Ambiente Escolar e Acadêmico
No clima da volta às aulas, vamos falar um pouco do uso das mochilas nós vemos os jovens reclamar muito de dores na região da coluna vertebral, mais precisamente na região dos ombros e dorso que é onde se localiza as pressões exercidas pelo PESO da mochila, que devido à hoje ser usado grande número de matérias escolares (apostilas, estojo, notebook, tablet e etc) passa da carga recomendada pra ser levada que é de 10% da massa corpórea e junto com o tempo que é carregado esse peso.
Além dos tipos de mochilas também não favorecerem essa distribuição de peso e também o modo que são utilizadas principalmente as mochilas de duas alças que normalmente são utilizadas com apenas uma alça, exercendo carga de mais de 10% do peso corpóreo em um único lado ou com as alças desajustadas prejudicando a distribuição da carga.
Podendo gerar em curto prazo dores e incômodos nas regiões da coluna e ombros e de médio à longo prazo disfunções como escolioses, aumento da curvatura da cifose, repercussões compressivas em nervos e vasos sanguíneos (veias e artérias) na região de plexo braquial que é bem onde a alça da mochila se posiciona podendo gerar alguns sintomas como: parestesia (formigamento), paresia (perda de força), diminuição de volume muscular esses são alguns sintomas que se assemelham da Síndrome do Desfiladeiro Torácico.
A ação do fisioterapeuta em escolas e ambientes acadêmicos são de extraordinária importância, já que a Fisioterapia na Saúde Escolar assisti na pesagem de mochilas, bolsas, sacolas e dos alunos para aferir o quanto de carga excessiva o aluno está carregando para o ambiente escolar, então em conjunto com o responsáveis pedagógicos traçam estratégias para melhorar a logística de materiais e diminuir as cargas e conseqüentemente melhorar o bem estar dos alunos tanto no ambiente de estudos quanto no seu dia-a-dia, evitando futuras deformidades articulares e musculoesqueléticas geradas por excesso de carga.
O fisioterapeuta, em ambiente escolar, promove saúde, prevenção de problemas físicos ou orgânicos e incrementa diagnósticos funcionais para elaboração de tratamentos.
Até breve.
Dr. Renan Justino
Referencias
KB Saita, MK Hirai, RG Conde, CAA Zebetto. Análise Ergonômica Da Tarefa De Transportar Mochilas Voltadas Aos Estudantes De Ensino Médio. 15º ERGODESIGN – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia junho 2015 vol. 2 num. 1