Captor Ocular
Captor Ocular
Como falamos da importância da articulação temporomandibulares em postagens recentes, que faz parte do captor dentoclusal e sua importância no sistema postural.
Hoje vamos falar de outro captor que também é fundamental na nossa postura e no aparecimento de disfunções.
CAPTORES POSTURAIS: Além de ser um endocaptor é um extorocaptor do sistema tônico-postural, sua exterocaptação essencialmente necessita dos bastonetes de visão periférica, a propriocepção está ligada à atividade extraocular e as vias oculocefalogírias que submetem a atividade das musculaturas de pescoço e ombro pra auxiliar os olhos.
Foi observado dois tipos de patologias que podem influenciar nesse captor e pode gerar distúrbios na postura:
– Distúrbios de refração, geralmente são corrigíveis e facilmente diagnosticáveis, alguns deles podem ser até adaptáveis ao sistema tônico posturais se forem mínimos, ou recentes.
– Insuficiência de convergência, que raramente são diagnosticadas devido aos clínicos gerais, médicos da família e pediatras não terem treinamentos pra esse tipo de diagnóstico.
Os parâmetros observados pelos oftalmologistas muitas vezes não conseguem chegar nesse diagnóstico, além de que fora os traumatismos existem outras formas dessa patologia surgir e que as insuficiências de convergência acarretam em disfunções posturais e mudanças no esquema postural.
Um fator secundário, mas que tem ligação com as últimas postagens é que distúrbios na oclusão (DTM – disfunções temporomandibulares) pode ser um fator causador na insuficiência da convergência pela ligação com o nervo trigêmeo que faz inervação da oculomotricidade, ou seja, inerva os músculos oculares e assim como a oclusão pode gerar problemas no captor ocular por ser ligadas com atividade das musculaturas cervicais e os movimentos da cervical e sabendo das influencias da cervical em relação com a ATM.
Agora o que a fisioterapia poderia agir nesses casos?
Primeiramente achar o fator causador desse distúrbio, se caso for por insuficiência de convergência tem exercícios e testes clínicos para evoluir esse quadro e caso ele tenha feito influencias na cervical ou ATM temos técnicas posturais que podem utilizar pra somar no prognóstico desse paciente como: RPG, Pilates, Osteopatia, Técnicas de Busquet, Quiropraxia e dentre outras.
Referências
Bricot B. Posturologia Clínica. CIES Brasil; São Paulo, 2010.