Com Fisioterapia e Terapia Ocupacional, jovem recupera movimentos após 33 dias internado na UTI.
Em janeiro de 2018, Mateus Santos Serafim, que na época tinha 16 anos, voltava do seu treino de basquete no Sesi pedalando uma bike pela Avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, quando foi vítima de um acidente de trânsito que mudou sua vida. Segundo ele, um carro o fechou e Mateus, ao tentar desviar, caiu dentro do Córrego Cubatão. “Diante de tudo o que aconteceu, o que mais me deixou triste foi que o motorista nem sequer parou para me ajudar”, diz ele.
O jovem sofreu traumatismo craniano, ficou 33 dias internado na UTI do Hospital São Joaquim e passou por diversas cirurgias. As sequelas do acidente afetaram sua coordenação motora e Mateus perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. No período de um ano, o rapaz passou por muitas sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e hidroterapia. “Ter perdido os movimentos do lado esquerdo do corpo foi muito difícil, pois tive que parar de jogar basquete em alto rendimento, tive que aprender a escrever com a mão direita e, para comer, foi difícil ter coordenação, conta.
No entanto, sua paciência e um tratamento psicológico o ajudaram na recuperação. “Deus foi me mostrando as respostas, testando a minha fé. Fui aprendendo a estar presente e mais perto da minha família, ver quem são meus amigos de verdade, estar sempre atento às circunstâncias do mundo e aprender a conversar com maturidade”. Mateus readquiriu 93% da sua coordenação motora e continua fazendo fisioterapia para recuperar o movimento da mão esquerda. Ainda está afastado das quadras para jogos oficiais, mas tem jogado em campeonatos internos.