Abordagem da Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares (DTM’s)
Olá pessoal tudo bem?
Vamos falar um pouco dos recursos que a fisioterapia utiliza para o tratamento das disfunções temporomandimulares.
Um dos mais utilizados é a terapia manual que através da mobilização e manipulação de tecidos moles (articulações e musculaturas) melhora a amplitude de movimento, qualidade da contração muscular (diminuição da tensão das musculaturas) e também gera uma melhora no quadro álgico do paciente com a mobilização passiva.
Quando combinado com a mobilização e/ou manipulação cervical, tem melhoras significativas na amplitude de abertura da boca e dor, porém quando esse tratamento é feito de forma isolada não mostra muitas melhoras.
-Outros recursos que são combinados fortemente com a terapia manual, a eletroterapia mais precisamente o uso laser de baixa intensidade (LILT) trás muitos benefício no tratamento combinado com a terapia manual pela estimulação de reparação tecidual, analgesia e estimulação de produção de ATP (pela atuação direta na mitocôndria celular)
-A cinesioterapia crânio-cervicomandibular é outro recurso combinado com as demais terapias para melhorar a estabilização da articulação temporomandibular e da região cervical, que segundo estudos tem relação direta com as DTM’s então fortalecimento e ganho de mobilidade nessa região cervical melhora significantemente os sintomas da DTM.
A fisioterapia no pós-cirúrgico ortognático também é essencial principalmente para ganho de mobilidade, auxílio na cicatrização tecidual, analgesia, prevenção no aparecimento de aderências cicatriciais e recidiva ou surgimento de sinais e sintomas de DTM’s, os mesmos recursos utilizados no tratamento de DTM podem ser utilizados no paciente pós-cirúrgico, de preferência nas primeiras 24 horas já se deve procurar a os serviços para que evite complicações como aderências e tenha que voltar pra cirurgia de correção.
Nessa publicação como prometido iniciamos explicando o papel do fisioterapeuta de forma mais específica, no caso das disfunções temporomandibulares, na próxima publicação enfatizaremos as demais profissões atuantes nesse processo e possivelmente incluiremos relatos de alguns profissionais. Portanto continuem nos seguindo e aguardem a próxima postagem.
Dr.Renan Justino, fisioterapeuta!
Referencias bibliográficas
- Oliveira KB, Pinheiro ICO, Freitas DG, Gualberto HD, Carvalho NAA. A abordagem fisioterapêutica na disfunção da articulação temporomandibular. Revisão da literatura. Med Reabil 2010; 29(3); 61-4.