Médico prescreveu Fisioterapia, mas recebeu carta de Fisioterapeuta. Veja o que aconteceu…

aplicativos-medicos-whitebook

Carta de um fisioterapeuta frente à prescrição de fisioterapia do médico.
Se o grande problema é “prescrever”, por favor, preciso que me prescrevam um tratamento fisioterapêutico para um paciente de 45 anos com uma tendinopatia crônica do tendão do músculo supra-espinhoso, apresentando calcificação no tendão. Ele apresenta história ocupacional de trabalho com elevação dos membros superiores acima do nível da cabeça (é vendedor de loja de roupas). Como é ex-jogador de voleibol, desenvolveu lesão do nervo supra-escapular, que culminou numa atrofia do músculo infra-espinhoso. Devido a distúrbios hormonais, desenvolveu osteoporose. Na avaliação, apresentou restrição da mobilidade da cápsula posterior do ombro, fraqueza dos músculos rotadores internos do úmero (grau 3), além de fraqueza de serrátil anterior e trapézio fibras inferiores (graus 4 para os dois músculos).
A articulação esterno-clavicular também tem sua mobilidade diminuída.O que devo fazer, Dr.? Como posso fazer para restaurar a mobilidade da articulação? O que é mais indicado: mobilização articular ou alongamento? No caso de ser mobilização, que grau devo utilizar? No caso de ser alongamento, é preferível o alongamento ser estático ou balístico? Ou seria melhor utilizar de contração-relaxamento? Qual o tempo adequado de manutenção do alongamento? Ou será que é tudo contra indicado, devido à osteoporose?
Com relação ao fortalecimento dos rotadores internos do úmero, qual exercício seria mais indicado para fortalecer o músculo sub-escapular, importante na estabilização dinâmica da articulação gleno-umeral? Devo usar faixa elástica, halteres, resistência manual ou simplesmente realizar exercícios ativos livres?
Com relação ao serrátil anterior qual exercício seria mais indicado? Push-ups? Protração resistida? Exercícios ativos apenas, simulando atividades funcionais e procurando evitar movimentos escapulares anormais? Tudo isso? Nada disso? E se ele utilizar de compensações para a realização dos exercícios, como devo proceder? Com relação ao trapézio inferior, é melhor fazer o exercício contra ou a favor da gravidade? Devo ou não utilizar de movimentos ativo assistidos?Qual o melhor exercício? Existe tal exercício?
No caso da restrição da articulação esterno-clavicular, é necessário corrigir essa alteração de mobilidade? Se for, é possível corrigi-la? Como proceder?
Tem contra-indicações ou precauções? Não podemos esquecer de tratar também o tecido lesado (tendão do supra-espinhoso). Ele apresenta dor moderada ao elevar o membro superior D acima de 90 graus, que diminui a praticamente zero ao abaixar o braço. É necessária analgesia? Se for, que forma TENS? Qual a modulação (frequência, comprimento de onda, duração e intensidade)? Ou será que crioterapia é melhor? Em qual forma de aplicação? Por quanto tempo? Ou será que nenhuma analgesia é necessária?O que posso fazer para estimular o reparo do tendão? US (quantos MHz?Quantos W/cm2? por quanto tempo? Onde aplicar?
Laser (qual a intensidade? duração? tem contra-indicações?), exercícios (excêntricos, concêntricos, isométricos, resistidos, livres? quantas séries e repetições? Qual o intervalo entre séries? Quantos RM? Devo fazer todos os dias ou não? É contra-indicado exercício?). Como posso fazer um exercício para supra-espinhoso?
Cursos_Resportes_Banner
Fonte: Desconhecida.

25 comentários em “Médico prescreveu Fisioterapia, mas recebeu carta de Fisioterapeuta. Veja o que aconteceu…

  • 7 de julho de 2015 em 18:59
    Permalink

    Não tem contextualização, não da para entender nada.

    Resposta
  • 7 de julho de 2015 em 19:01
    Permalink

    Fisioterapeuta urologia feminino e masculino

    Resposta
  • 7 de julho de 2015 em 23:13
    Permalink

    Ué..o meu ortopedista também faz isso. Ele coloca. “fisioterapia do braço, motivo : fratura”. Levo a guia ao convênio médico, o plano autoriza, e na clínica de fisioterapia passo pela avaliação e lá o fisioterapeuta realiza o melhor tratamento para o meu caso.

    Resposta
  • 8 de julho de 2015 em 12:41
    Permalink

    Não entendi nada.. Contextualizar é preciso

    Resposta
  • 8 de julho de 2015 em 14:15
    Permalink

    Não tem contextualização Joel? E? Flávia Carneiro? Vcs são médicos?
    Infelizmente é assim! e o pior absurdo E que é para o médico encaminhar (dar) uma requisição sem fundamentação nenhuma, deixando toda a avaliação (avaliação de verdade), e o trabalho para o fisioterapeuta, recebe praticamento o mesmo valor que o fisioterapeuta por todo o tratamento as vezes. Trabalho médico de 15 minutos (é bem comum) cobram R$ 300,00 as vezes (média) e tem fisioterapeuta que cobra a sessão (45min a 1h) R$ 30,00.
    Médico hora R$ 1.200,00
    Fisioterapeuta 30/40 horas R$ 1.200,00
    Mas fico indignado com nossos colegas de profissão, R$ 30,00 cobrado por serviço é complicado!!! mas mais complicado é a gente tentar corrigir esse valor para valores reais (levando em conta o nosso compromisso, tempo e dinheiro gasto com estudos que não se difere muito da medicina) e colegas vão e fazem o “mesmo trabalho” por menos R$ 25,00 R$15,00, VAMOS NOS RESPEITAR – Enquanto ficarmos um pisando em cima do outro, abaixando preço, fazendo pacotes a nossa profissão estão indo pro fundo do poço.
    Qual o valor de um corte de cabelo, qual o valor pra fazer as unhas?
    Nossa responsabilidade e necessidade de aprendizagem é igual a de um médico só que recebemos menos que um cabeleireiro e uma manicure.
    TA COMPLICADO MESMO!!!!!

    Resposta
    • 9 de julho de 2015 em 19:19
      Permalink

      Que médico cobra 1200 por hora? ele ta fazendo cirurgia plástica quase é? por favor MENOS BESTEIRA e contextualização por favor? TODOS médicos são OBRIGADOS a prescrever o laudo de onde deve ser trabalhado, quase NENHUM fala exercicios e em que lugar fazer, tipos, RM, quanta besteira!! Bot aum texxto sem contexto nenhum querendo intriga! Sem médico tu não será NADA! E só para avisar sou FISIO e, os médicos aqui SEMPRE encaminham para a clínica em que trabalho, pois conhece o trabalho e se dá bem! E ele manda laudos do que trabalhar, mas não como! médico hora 1200 hahaha que piada!

      Resposta
      • 2 de março de 2018 em 16:40
        Permalink

        Não concordo Qd diz q sem o médico o Fisio não é nada. Eu por exemplo não preciso de encaminhamento médico para atender meus pacientes, sou fisioterapeuta, avalio, trato e dou alta da fisioterapia! Sem plano de saúde é claro.

        Resposta
        • 6 de março de 2018 em 00:52
          Permalink

          E isso é o correto Priscilla. Quando um médico prescreve Fisioterapia ele esta exercendo um oficio ilegal da Fisioterapia.

          Resposta
        • 28 de maio de 2020 em 17:25
          Permalink

          concordo plenamente…quem precisa depender de laudo médico, é porque nao tem capacidade de avaliar corretamente seu paciente

          Resposta
    • 9 de julho de 2015 em 23:48
      Permalink

      Entao.. concordo… mas hoje o que é colocado é que o profissional médico é colocado como “filtro”, pois conforme ouvimos dos gestores, as clinicas de fisio ( e nao os fisios) sobreindicsm ttos para obter mais pagamentos ( por sessoes de indicacao duvidosa).. por onde comeca a quebra do ciclo vicioso??

      Resposta
  • 8 de julho de 2015 em 18:07
    Permalink

    Que guerra de vaidades é essa? Qual é o problema de um médico “prescrever” fisioterapia.
    Ao médico cabe o diagnóstico nosogico cinesiologico se for o caso. Já ouviram falar em médico Fisiatra? São 6 anos de faculdade + 3 anos de residência que habilitam esse profissional a responder todas as perguntas feitas pelo autor. O que não cabe ao médico é executar a terapêutica, para isso que as pessoas estudam fisioterapia.
    Na verdade isso é guerra por mercado. Pq muitos fisioterapeutas que trabalham pelo SUS tratam lesão de manguito com TENS??? claro, tocar no paciente ocupa tempo, requer disponibilidade e amor pelo que se faz. Mais fácil
    Colocar na cadeirinha, ligar o aparelho e colocar a culpa no sistema.

    Resposta
    • 9 de julho de 2015 em 00:52
      Permalink

      Queria poder curtir esta postagem. Pois se a profissão é desvalorizada, a culpa é da classe que se submete a valores ínfimos (retirando as exceções é claro). Aí vem estes q utilzam o tens como única medida terapêutica, infelizmente, um desses não deveria nem atender. Entendo as dificuldades financeiras (o sistema), mas tenho o meu direito de n concordar com está justificativa.

      Novamente reintero, queria te dar um like grasiele.

      Resposta
    • 22 de julho de 2015 em 02:39
      Permalink

      Em partes concordo. O problema é que muitos médicos nao são fisiatras e encaminhar um paciente para fisioterapia não tem problema, qualquer outro profissional da saúde também pode faze isso, não somente o médico. O problema é quando o Médico escreve o que o fisioterapeuta deve fazer, ou o que o nutricionista deve fazer, ou mesmo o psicólogo… enfim…. Ao prescrever alongamento, analgesia, relaxamento ou qualquer outro objetivo, o médico está realizando exercício ilegal da profissão, e se alguem ainda nao entendeu o que a carta da fisioterapeuta quis dizer, isso é preocupante… Falta informação…

      Resposta
      • 12 de maio de 2018 em 10:33
        Permalink

        Perfeito Célia. Já estava ficando preocupada com os comentários (supostamente de profissionais da área). Você foi cirúrgica.

        Resposta
    • 8 de setembro de 2015 em 18:49
      Permalink

      Tu estás enganada. Os Fisioterapeutas não fazem a faculdade somente para executar as técnicas, mas também para avaliar, diagnosticar e prescrever. O Médico não deve realizar diagnóstico funcional, muito menos encaminhar pedido com prescrição do que deve ser feito. Não se trata somente de briga pelo mercado, mas sim pela independência que o Fisioterapeuta deve ter, e que se não fosse assim, a Fisioterapia não seria uma graduação, mas um técnico. Quanto aos atendimentos ruins… Tens noção de quanto é pago para o Fisioterapeuta nos hospitais e instituições? E como dar conta da demanda? Acho triste e não faço parte desse mercado que prostitui a profissão, mas ainda é a realidade de muitos colegas. Isso nada tem a ver com o tema abordado que é a independência profissional dos fisios, e de os médicos ultrapassarem as suas barreiras de conhecimentos e tratar um profissional graduado como técnico. Médicos não detém o conhecimento de todas as profissões, e deve respeitar o espaço e o conhecimento de cada uma delas. Tenho certeza que um médico não vai saber responder os questionamentos do texto supracitado, e pra quem achou sem contexto ou não entendeu, isso é a prova de q é preciso muito estudo para entender essas questões. É uma pena que maior parte da população não está ao par do vasto conhecimento do Fisioterapeuta, e que o mesmo pode e deve ser totalmente independente e traçar suas condutas independente de qualquer médico.

      Resposta
  • 4 de setembro de 2015 em 17:53
    Permalink

    Medico prescreve medicamentos e ENCAMINHA para a Fisioterapia notando o diagnóstico do mesmo. O Fisioterapeuta irá diagnosticar e tratar como deve ser feito. Amei a carta, já que o doutor sabe o que fazer espero que responda a carta. abraços!

    Resposta
  • 7 de setembro de 2015 em 23:03
    Permalink

    creio que você nao compreendeu o que eu disse…disse que o medico tem que encaminhar o paciente com laudos médicos, nao falar o que o fisioterapeuta deve realizar no paciente.

    Resposta
    • 21 de outubro de 2015 em 18:47
      Permalink

      Concordo, quem estuda Fisioterapia (no meu caso) temos uma disciplina no qual discute isso…
      O médico precisa encaminhar o paciente para fisioterapia, principalmente em planos de saúde e SUS, mas não prescrever o tratamento a ser realizado. O paciente poderá também procurar fisioterapia por conta. Existe muitas pessoas ignorantes, não sabem que a area da saude ninguem é melhor que ninguem, temos que trabalhar em equipe…

      Resposta
  • 7 de junho de 2016 em 17:57
    Permalink

    Adorei, e tem contextualização sim. Concordo que os médicos não deveriam prescrever o tratamento fisioterápico, porem tem alguns que não são capazes de colocar nem o motivo do encaminhamento.

    Resposta
  • 15 de setembro de 2016 em 01:58
    Permalink

    Médico, seja qual for a especialidade, se tiver competência para tal pode sem nenhum problema dar diagnostico cinesiológico funcional e prescrever a fisioterapia. Não existe restrição legal pois o médico é autorizado a atuar de forma ampla e ilimitada na prevenção, recuperação e manutenção da saúde. A legislação que versa a respeito é inclusive superior as determinações do CREFITO, existindo diversos casos de jurisprudência.
    O fato é que, poucos médicos tem interesse ou formação para prescrever fisioterapia e ao faze-lo cairão em IMPRUDÊNCIA e ai sim estarão cometendo grave infração.
    Além disso, o Fisioterapeuta é profissional competente e acessível sendo totalmente desnecessário e contraprodutivo essa disputa de mercado.

    Resposta
    • 9 de março de 2019 em 13:50
      Permalink

      Colega Bruno, se o médico for Fisioterapeuta pode e tem competência para dar o diagnóstico cinésio Funcional, indicar e sugerir conduta de tratamento e afins. Caso contrário esta prática é especifica do FISIOTERAPEUTA. Precisamos entender mais nossas atribuições e deixar que a medicina faça apenas a parte dela.

      Resposta
  • 12 de julho de 2018 em 13:47
    Permalink

    Deu pra entender tudo. O médico, ao inves de simplesmente encaminhar o paciente ao fisioterapeuta (que saberia o melhor tratamento para o caso), resolveu prescrever um tratamento. Partindo desse principio, o fisioterapeuta passou a perguntar todos os detalhes ao médico, deixando claro que não é ele que saberá qual o melhor tratamento, não devendo prescrever nada. Quem decide é o fisioterapeuta, especialista na area. O médico apenas deveria fazer o encaminhamento.

    Resposta

Deixe uma resposta para Emannuel a B rocha Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *