Inserir acadêmicos no SUS favorece a formação de profissionais comprometidos com a realidade da saúde brasileira.

visita

Um estudo publicado pela revista da Universidade do Planalto Catarinense, chamado “A prática da fisioterapia no Programa de Educação para o Trabalho: um relato de experiência” revelou importantes considerações sobre a formação acadêmica do Fisioterapeuta com relação ao SUS.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GRADUASUS) é uma iniciativa que viabiliza a inclusão de acadêmicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e torna possível a interação dos profissionais de saúde durante a graduação. Com isso, compartilha vivências do cotidiano e incentiva publicações de trabalhos e divulgação de relatos, o que favorece a formação de profissionais comprometidos com a realidade em saúde. Além disso, transforma o olhar acadêmico, contribui para o cuidado humanizado, integral, não mais voltado a uma percepção individual, de curativismo e tecnicismo.

O programa também reflete nas abordagens práticas do processo ensino aprendizagem em saúde. Orienta os acadêmicos quanto à qualidade da assistência no SUS, almeja mudanças na formação e desconstrói paradigmas no confronto com a teoria em sala de aula. Propõe vivenciar realidades e abordagens não muito comuns no curso de Fisioterapia, com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde da população e atuação com equipe interdisciplinar. O objetivo é relatar as experiências para possibilitar uma análise e uma discussão dos desafios e possibilidades de mudanças na grade curricular do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

A metodologia baseia-se em relato de experiências das acadêmicas do curso de Fisioterapia participantes do programa, no período de 2016- 2017. Apesar de enfrentar numerosas dificuldades na construção do SUS nas universidades e controvérsias por parte do município onde o projeto é realizado, o programa tem uma potencialidade transformadora da realidade ensino-serviçocomunidade e é valioso na formação do profissional em saúde e fundamental na redução dos problemas sociais existentes.

Para o Estudo Completo, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *