Com Fisioterapeutas, presença feminina em concursos militares cresce a cada ano no país.
Mulheres nas Forças Armadas? Sim. Isso é um caminho totalmente possível de se trilhar e está ao alcance de todas. Apesar do alistamento no Serviço Militar ser obrigatório apenas para os homens, as mulheres também estão aptas para o ingresso. Elas podem participar do processo de forma voluntária ou ainda servir como militares de carreira ou temporárias.
No segundo caso, é necessário prestar concursos públicos. No Exército Brasileiro, por exemplo, há ofertas de vagas na Escola Complementar do Exército (EsFCEx), Escola de Saúde do Exército (EsSEx), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog). Também há vagas na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr).
Já a Marinha e a Aeronáutica, anualmente, disponibilizam concursos públicos para renovar o quadro efetivo e reservam vagas para homens e mulheres, com diferentes níveis de escolaridade. Outra possibilidade é participar dos processos de seleção para cargos temporários de oficiais e sargentos, com contratos que podem durar até oito anos.
A presença feminina nas Forças Armadas cresce a cada dia. Segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas têm cerca de 28 mil mulheres. A Aeronáutica é a campeã de participação feminina, com 10,8 mil mulheres na corporação. Em seguida está o Exército, com 9,1 mil mulheres, e a Marinha, com 8,1 mil.
Cargos
A partir da entrada na carreira militar, as mulheres desempenham funções nas mesmas condições dos militares do sexo masculino, recebendo a mesma instrução básica e concorrendo às promoções em condições de igualdade.
Salários
A remuneração desponta como outro atrativo e dispõe de vencimento básico, adicionais, gratificações, além de reajuste anual seguindo determinação da Lei nº 13.321. Segundo a tabela divulgada no Diário Oficial da União, os salários vão de R$ 3.825 (para sargentos e cabos) a R$ 11.451 (para Capitão de Mar e Guerra e Coronel).
Preparação é o primeiro passo para conquistar uma vaga nas Forças Armadas
Para aquelas que procuram um curso preparatório para carreira militar, a Rede de Ensino APOGEU conta com turmas para EsPCEx, AFA, EFOMM e Escola Naval, EPCAR, IME, ITA e EsSA!
As Turmas Militares capacitam os alunos integralmente para os concursos mais difíceis do Brasil, contando com uma equipe de professores experientes, orientadores exclusivos, material de alta qualidade e simulados específicos que auxiliam na orientação de um estudo consistente e eficaz.
Já são cerca de dois mil aprovados, o que faz do APOGEU a instituição de Minas Gerais que mais aprova em concursos militares!
As inscrições estão abertas. Para realizar o cadastro nas turmas, é preciso acessar o site do da instituição ou entrar em contato por meio do telefone: (32) 3026-6210.
Confira os concursos destinados ao público feminino
Exército Brasileiro
- Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)
- Escola de Sargentos das Armas EsSa – Tendo curso técnico de Enfermagem ou na área de música
- Escola de Saúde do Exército – EsSEx
- Instituto Militar de Engenharia (IME)
- Quadro de Capelães Militares – Como Pastor Evangélico
Marinha do Brasil
Nível Médio:
- Escola Naval – para o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM)
- Sargento Músico Fuzileiro Naval
- Nível Médio/Técnico:
- Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CAP)
Nível Superior:
- Corpo de Saúde da Marinha (CSM): Médicos, Dentistas, apoio a saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia
- Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
- Quadro Técnico (QT)
- Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM)
- Quadro de Capelões Navais
Força Aérea Brasileira
- Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar – EPCAR: Aluno CPCAR
- Academia da Força Aérea – AFA: Aviadores e Intendentes
- Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR: Curso de Formação de Sargentos e Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS)
- Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR): Médicos, Dentistas e Farmacêuticos. Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio de Aeronáutica – EAOAP; Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica – EAOEAR
Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/especial-publicitario/colegio-apogeu/colegio-apogeu-investe-em-educacao-transformadora/noticia/2019/01/24/presenca-feminina-em-concursos-militares-cresce-a-cada-ano-no-pais.ghtml