Estudante com deficiência visual se forma em Fisioterapia e é aplaudido de pé.

aparelho-a-base-de-sensores-facilita-mobilidade-de-cegos

Sempre empenhada em proporcionar um ensino superior responsável, acessível e preparar os estudantes para enfrentar os desafios que a carreira profissional e a vida oferecem, a Unime Itabuna formou a sua 10º turma de Fisioterapia.

Dentre os 12 novos bacharéis, um aluno se destacou nos cinco anos de curso por seu comprometimento e superação. Adevaldo Sarmento, de 37 anos enfrentou todas as etapas da graduação com afinco e determinação e o fato de ser portador de deficiência visual não o impediu de realizar o seu sonho.

O jovem Del, como é popularmente conhecido em Itabuna, que já trabalha como massoterapeuta há 14 anos, decidiu iniciar o curso por incentivo dos clientes, colegas de trabalho e familiares, além é claro, do seu fascínio pela profissão.

“A fisioterapia é uma carreira linda por nos permitir cuidar das pessoas e acompanhar a recuperação delas, e para a qual, é necessário apenas ter o conhecimento nas mãos. Eu me identifico muito com o curso no qual me formei e essa profissão me concede certa liberdade porque em determinadas áreas, o deficiente visual consegue atuar com total independência”.

Acerca do dia a dia na vida acadêmica Adevaldo declara que nunca teve a pretensão de receber tratamento diferenciado em função da sua condição. Segundo ele, o objetivo era apenas ser tratado como um aluno comum e ter suas limitações respeitadas, por isso, desde o começo, fez o possível para demonstrar a sua capacidade e obter resultados positivos por mérito próprio.

“Eu não faltava as aulas, os professores disponibilizavam todo o material utilizado em sala de aula, sempre estive em dia com os assuntos para não acumular conteúdo e eu também escaneava os livros das disciplinas e estudava com o auxílio de programas de voz”.

Adevaldo afirma se sentir grato pelo apoio recebido dos professores, da Instituição e dos amigos e declara ainda que se sentiu realizado ao saber que no momento em que colou grau, foi aplaudido de pé pelos presentes.

 

Fonte: http://noticias.r7.com/dino/entretenimento/unime-forma-turma-de-fisioterapia-e-estudante-com-deficiencia-visual-e-aplaudido-de-pe-08092015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *