Com a fisioterapia projeto de saúde em Joinville busca melhorar qualidade de vida da população

shutterstock-hi-res-physio

Em Joinville, há mais de 20 mil empresas e 200 mil pessoas que trabalham de carteira assinada, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para atender às demandas de produtividade, é complicado para o trabalhador arrumar tempo e disposição para cuidar do corpo e da mente. Diante disso, empresas têm desenvolvido projetos internos para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Dentre as centenas de salas do Hospital Dona Helena, algumas delas são dedicadas ao bem-estar dos funcionários. A rotina intensa de um hospital exige muita dedicação física e emocional, por isso a administração desenvolveu ações integradas para melhorar a atuação da equipe.
Há tempos, a técnica de enfermagem Adelaide Dietz Trepton, 37 anos, sentiu que seus movimentos estavam se limitando e os músculos dos braços e do pescoço cada vez mais travados por causa de uma hérnia. Há seis meses no centro obstétrico, as dores começavam assim que ela levantava da cama e se intensificavam a cada esforço.

CursosTopo

Para além das sessões de fisioterapia, ela recebeu a recomendação para iniciar as sessões gratuitas de pilates oferecidas pelo hospital aos funcionários.

— Tenho uma vida normal novamente, apesar de ainda tomar medicamentos. Mas me dei conta de que estou sorrindo outra vez e conseguindo fazer as coisas sem limitação. Melhorou muito a minha vida e o lado emocional também, porque eu acordava com dores — conta Adelaide.

A técnica em enfermagem recebeu alta da fisioterapia e continuará com as aulas de pilates, duas vezes por semana, com a fisioterapeuta do hospital, Jaqueline Friedemann. Além de Adelaide, cerca de 20 funcionários de diferentes setores são orientados pela médica de trabalho do hospital, Lucia Maria de Oliveira Viana.

Os atendimentos começaram há seis meses, principalmente com as gestantes, que sentiam dores na coluna e foram ampliados, conforme surgiam outros tipos de casos. Com isso, a administração registrou queda no número de faltas ao trabalho.

— Há muito estresse no trabalho, ainda mais sendo atividades de saúde porque a equipe está lidando com vidas — diz o gerente administrativo José Tadeu Chechi.

 

Fonte: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2015/11/empresas-apostam-em-projetos-internos-para-cuidar-da-saude-dos-trabalhadores-4916583.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *