Estudo compara carboxiterapia e plasma rico em plaquetas em pacientes com fibroedema geloide. Veja o resultado.
O plasma rico em plaquetas (PRP) e a carboxiterapia são recursos que melhoram a circulação sanguínea e linfática favorecendo a reorganização do colágeno, e ambos são usados para tratar distúrbios como o fibroedema gelóide (FEG). O objetivo do estudo foi o de comparar a influência da carboxiterapia e do PRP sobre o FEG.
20 voluntárias de idade média de 35,7 anos com FEG em graus III e IV na região posterior da coxa abaixo do glúteo foram divididas em grupos: Grupo carboxiterapia (GC) que recebeu a aplicação do gás de dióxido de carbono em via subcutânea e o grupo plasma rico em plaquetas (GPRP). As voluntárias coletaram 40 ml de sangue do membro superior para a preparação e coleta do PRP seguido de aplicação na área tratada bilateralmente, totalizando 6 sessões, duas vezes na semana, e avaliadas por questionário de satisfação e registro fotográfico.
Na análise qualitativa no grupo GPRP houve melhora da FEG, relevo cutâneo e aspecto da pele se comparado ao grupo GC. Na análise quantitativa houve maior satisfação com o corpo e conscientização alimentar em ambos os grupos.
Apesar de o grupo GPRP ter diminuição do grau do FEG mais evidente, ambos os recursos mostraram melhora do aspecto da pele, influenciando na autoestima.
Acesse o artigo clicando Aqui!