4 dicas para melhorar os estudos na faculdade
Certifique-se de que você esteja estudando em uma sala limpa, calma e organizada. Mantenha qualquer coisa que possa lhe distrair longe de onde você está. Parar para ler uma mensagem de texto em seu telefone ou acessar periodicamente a internet não é aconselhado enquanto estuda.
Acenda a luz! Estudar em uma sala escura não é recomendado. Coloque luminárias à noite, ou durante o dia, abra as cortinas (abra a janela um pouco também). As pessoas tendem a estudar e se concentrar melhor em um quarto mais oxigenado, com claridade e com pouco ruído.
Esta dica varia dependendo do indivíduo. Alguns preferem estudar em um ambiente tranquilo desprovido de qualquer ruído, enquanto outros preferem estudar enquanto escutam música, deixando a TV em um volume baixo, etc. Outros (como eu) simplesmente não conseguem estudar em um ambiente tranquilo demais. Isso é bastante incômodo para mim, mas para outros, ele poderia servir como cenário de estudo ideal. A combinação de estímulos visuais e de áudio provavelmente irá reduzir o seu desempenho ao estudar, pois torna-se mais difícil para o seu cérebro priorizar a aquisição de informações (trocando rapidamente a atenção entre estudar e assistir TV).
Decida se a música é ideal para você. O efeito da música sobre o desempenho da memória varia entre os indivíduos. Alguns estudos descobriram que a música ajuda no desempenho da memória de indivíduos com TDA/TDAH, reduzindo-o em indivíduos sem a doença. A música pode ser motivadora (tornando o estudar mais agradável) mesmo prejudicando o desempenho da memória. Você deve determinar se você está melhor com ou sem ela. Se você gostar de ouvir música enquanto estuda, certifique-se de que realmente esteja se concentrando no material que você tem que estudar, e não na melodia cativante que está tocando em sua cabeça.
- Se você realmente precisar ouvir música, prefira as instrumentais para que as palavras da música não interfiram com o seu estudo.
- A ideia de que ouvir Mozart ou música clássica faz você mais inteligente ou mantém as informações em seu cérebro é um mito. Mas, às vezes, funciona para algumas pessoas; ouvir música ajuda a relaxar e pensar de uma forma mais clara e concisa.