Raio-x é perigoso e deve ser controlado. Exposição pode causar danos à saúde.

dente-raio-x-fratura-mandibula-20111207-size-598

Qualquer forma de exposição de raios -X (radiação) deve ser cuidadosamente monitorada e controlada de modo que o paciente seja exposto a apenas quantidades seguras. Mesmo que os profissionais da saúde sejam extremamente cuidadosos ao expor seus pacientes a exames de diagnóstico onde a radiação está envolvida, é importante ter em mente o quão baixos são realmente os riscos, especialmente quando comparado a outras formas de exposição à radiação.

Cada ser humano neste planeta está sendo continuamente exposto à radiação natural do nosso meio ambiente, que vem do chão, do espaço através de raios cósmicos. Existe radiação inclusive na nossa comida.

Em muitas partes do mundo, o gás radônio se infiltra através do solo e acumula-se nas casas. Especialistas dizem que as contas deste gás se dá para mais da metade de nossa exposição à radiação natural.

Como é que um Raio-X se compara com outras formas de radiação?

Como acontece com qualquer tipo de procedimento médico, os raios X são seguros quando eles são usados ​​corretamente por profissionais que tem formação apropriada (radiologistas, médicos etc) em usar a menor quantidade de radiação necessária para obter os resultados necessários. Quando clinicamente indicado, a imagem bem conduzida com os menores níveis de risco deve ser realizada. A pequena quantidade de exposição à radiação deve ser sempre superada considerando os benefícios para o paciente.

A máquina de Raios-X só emite radiação enquanto ele estiver ligado, e isso só é feito quando se tira uma foto. Ele é ligado por um tempo muito curto.

Uma dose de radiação de Raios-X é milhares de vezes menor do que o necessário para queimar a pele ou causar doenças. Mesmo o risco de câncer que ele causa é muito pequeno.

Qual a dose certa de Raio-X?

A dose necessária para um raio-x depende do que precisa ser trabalhado. Por exemplo, uma radiografia de tórax tem a dose equivalente de alguns dias de radiação normal. Tenha em mente que os seres humanos têm 1 em 3 chances de ter câncer em algum momento durante a sua vida de qualquer maneira, independente do raio-X.

O perigo maior para fetos

Um feto/embrião é mais vulnerável a danos de raio-x do que um bebê, criança ou adulto. As mulheres que estão grávidas tem de informar o seu médico ou radiologista antes de qualquer exame.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *