Porque eu devo saber sobre Ventilação Mecânica?
A ventilação mecânica é considerada elemento básico de suporte de vida nas unidades de terapia intensiva e emergências. É definida com um suporte oferecido, por meio de um aparelho ao paciente que não consegue respirar espontaneamente ocasionada por uma insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A insuficiência pode ocorrer por diversos fatores como: Doenças pulmonares, anestesia, traumas e acidentes, processos infecciosos entre outros.
É de extrema importância o conhecimento correto e o manejo dos aparelhos pelo Fisioterapeuta e estudante de Fisioterapia durante sua formação.
O conhecimento proporciona proteção ao paciente dependente do ventilador, com menores taxas de mortalidade e lesões pulmonar induzida pela ventilação mecânica.
O que seria a Lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica?
É definida com um dano pulmonar ocasionada ao paciente por estar no ventilador. Com produção local de citocinas, infiltrado inflamatório neutrofílico e quebra da barreira alveolocapilar. Ou seja, mesmo o paciente precisando naquele momento do aparelho, ele corre o risco de maiores processos inflamatórios.
Essa lesão é preventiva quando utilizamos a chamada “ventilação protetora”. Definida como um conjunto de parâmetros protetores calculados de forma individual ao paciente.
Além disso, o manejo correto do ventilador proporciona maior segurança a equipe multidisciplinar com o Fisioterapeuta Intensivista e maior reconhecimento profissional.
Sabemos que a pandemia mostrou a sociedade a importância do profissional frente ao Covid 19, proporcionando aumento do número de vagas de trabalho no ambiente hospitalar. Dessa maneira, o conhecimento sobre a ventilação mecânica é uma das exigências necessárias para ingressar nesse mercado de trabalho.
Referências:
Diretrizes de Ventilação Mecânica/ Carvalho, Franca, Toufen Junior, 2007