Inspiração: Jovem se forma em fisioterapia para cuidar de amigo tetraplégico no RN.

Há cinco anos, a paraibana Samara Elânia da Costa, até então estudante do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), largou tudo para se graduar em Fisioterapia. O motivo? Atender e amenizar a dor de um amigo.

O jovem Deocléciano Ferreira é tetraplégico e atualmente se encontra acamado na ala de enfermagem do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

“Eu entendi naquele momento a importância da fisioterapia, para reduzir o sofrimento de quem está nestas condições, fazendo tratamento de saúde. A fisioterapia ameniza a dor, contribui com o fortalecimento dos músculos, mantém o corpo ativo”, explica Samara.

Pouco depois de ingressar na faculdade de História, a estudante trancou o curso e fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), onde conseguiu nota suficiente para garantir uma bolsa de 100% no curso matutino de Fisioterapia da UNP – Universidade Potiguar.

Jovem forma fisioterapia para cuidar amigo tetraplégico

Com a ajuda de caronas ao longo dos semestres, Samara conseguiu não só estudar pela manhã como também fez um curso de Técnico de Enfermagem à tarde, em paralelo, também na UNP.

“Foram muitos momentos difíceis, se fosse listar todos, não daria conta. Muitos não fazem ideia de tudo que você passou para chegar até aqui. Deus […] te deu a missão de ser a pessoa mais simples e divertida da turma. Como perceber tantos sacrifícios em meio a tantos sorrisos que você consegue arrancar?”, disse Sandra Costa, irmã de Samara, ao portal Mossoró Online.

“Sabe que sempre estive e estarei ao seu lado, pois enquanto vida eu tiver você nunca
estará sozinha. Enfim, me faltam palavras para descrever tudo que esse momento pede, só sei que é merecedora de cada conquista. O sonho é nosso e a vitória também”, complementou.

Após concluir o curso técnico de enfermagem, Samara fez concurso para a Secretaria
Estadual de Saúde (SESAP) e passou a trabalhar no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

Jovem forma fisioterapia para cuidar amigo tetraplégico

“Sempre gostei muito de trabalhar na área de saúde, ajudando as pessoas”, revela. Apesar dos passos largos na enfermagem, o sonho mesmo era o diploma de Fisioterapia.

E ele veio no último sábado (15), em meio a uma linda festa de formatura no mesmo local onde Samara trabalhou por muitas noites como garçonete para ajudar nas despesas de casa.

Na sua hora de falar, não deixou de homenagear os garçons e agradecer a família e amigos pela conquista.

“Gostaria de chamar a atenção de todos que estão aqui nessa noite, em especial aos garçons, essa classe tão importante e que sem eles essa festa não seria possível. Pena que muitas vezes passa despercebida, a todos os garçons, o meu muito obrigada!”, disse.

“Há quase 5 anos eu também fazia parte dessa equipe. E a cada baile de
formatura era um turbilhão de sentimentos. Nesse momento eu fazia questão de ficar pertinho da escada, vibrando e me emocionando com cada descida. Sempre sonhei com o meu dia. Com esse dia! E hoje é a grande realização do meu sonho”, afirmou.

“Então é isso, se vocês têm um sonho não desista, lute e trabalhe por ele, pois Deus
cuida de cada detalhe. A vitória não é só minha, é nossa! O sonho continua”, complementou, emocionando os convidados.

Infelizmente, meses antes da conquista do diploma, Deoclésio Ferreira acabou falecendo em decorrência de uma infecção. Mas Samara não desistiu. Outras pessoas precisarão dela.

Fonte: Razoesparaacreditar.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *