Fisioterapia promove maior independência e melhoria no desenvolvimento das crianças, segundo AACD.

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A Fisioterapia é uma ciência que se utiliza de métodos e técnicas apropriadas, a fim de restaurar, desenvolver ou manter a capacidade funcional do indivíduo. Tem importante papel para facilitar a aquisição do desenvolvimento motor, diminuindo ao máximo a interferência de reflexos, bloqueios, contraturas e deformidades. É trabalhado o desenvolvimento das habilidades da criança estimulando suas funções e aumentando o grau de sua independência. É importante ressaltar que, quanto mais precoce se iniciar o trabalho, maiores serão as chances de sucesso dos tratamentos. Isto, porque, a plasticidade neural é mais eficiente durante os primeiros anos de vida.

É de senso comum que pacientes com distúrbios motores, se beneficiam de tratamentos fisioterapêuticos. Para tanto, é necessário compreender a operação dos sistemas motores num sistema nervoso comprometido, identificar suas necessidades e planejar um tratamento que estimule seu potencial.

Para que essas etapas do programa de tratamento sejam cumpridas com eficiência, é necessária a existência de métodos adequados de avaliação. De maneira geral esses métodos podem ser classificados em dois grupos: Medidas discriminativas, que buscam definir ou não a presença de determinadas características ou funções; e Medidas Avaliativas, que medem a magnitude das mudanças ocorridas.

A utilização de um ou de outro método está diretamente relacionada ao seu propósito. Os métodos discriminativos são usados para definir normalidade ou disfunção, sendo assim ideais para diagnosticar, investigar e/ou estabelecer a elegibilidade de um paciente para programas de reabilitação, não sendo portanto sensíveis às mudanças na evolução do paciente. Os Métodos Avaliativos utilizam como base a presença ou ausência de domínio sobre determinadas funções, sendo adequados, portanto, para planejar as modificações de conduta ao longo de um tratamento e avaliar seus efeitos.

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Para a AACD, o método de avaliação ideal consiste no misto de medidas Discriminativas e Avaliativas. As primeiras são importantes num primeiro momento, quando se busca a compreensão dos sistemas motores operantes, e as segundas são importantes na verificação da aquisição de novas possibilidades motoras. A AACD utiliza o Método Avaliativo GMFM (Mensuração da Função Motora Grossa) sendo esse de caráter quantitativo, ou seja, mede o quanto uma criança pode realizar.

Fonte do Texto: http://www.aacd-rs.org.br/?PAG=servicos_fisioterapia.asp

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