Em Luena, Angola. Pacientes abandonam sessões de fisioterapia por crenças culturais.

Luena – A crença a questões culturais patentes nos cidadãos incentiva os pacientes a abandonar sessões de fisioterapia no Centro Regional de Reabilitação Física do Luena, denunciou hoje, nesta cidade, o diretor da instituição, Samuel Orlando.

0

Durante o primeiro semestre de 2015, houve um registo de cinco casos em que os pacientes trocaram a fisioterapia convencional com a tradicional, localmente conhecida por “Canunga”, dos 252 utentes assistidos.

O facto denunciado à Angop pelo gestor do centro tem causado muitos problemas de saúde às vítimas, que, após insucessos na terapia tradicional, regressam tardiamente ao centro de reabilitação física, causando muitas vezes, paralisias complicadas ou irreversíveis.

Lembrou que a reabilitação física é um processo e requer envolvimento não só do técnico, mas também do paciente, família e da sociedade, para que se tenha êxitos desejados dentro dos prazos médicos recomendados.

“Muitas vezes as famílias alegam muito tempo para consolidação de um determinado osso ou o término da terapia, esquecem-se que a reabilitação física carece de um esforço de todos e tempo suficiente, daí partirem para Kimbandas, que, sem sucesso, regressam aqui (no centro) já em estado crítico”, lamentou.

Apesar dos entraves, disse que a instituição realizou fisioterapia a 1. 928 pacientes, com maior realce para massagens, mobilização articular, aplicações de gesso, reparações de próteses e 19 acasos com traumas por acidente de viação.

Fundado em 1997, pela organização norte-americana Fundação dos Veteranos de Guerra do Vietname (VVAF, sigla em inglês), o centro de reabilitação física passou ao Ministério da Saúde (Minsa), em 2005, já com o rótulo de regional, contando atualmente com 56 funcionários, dos quais 12 técnicos de diagnósticos terapêuticos em orteses, próteses e fisioterapeutas, além de sete enfermeiros.

Via http://www.portalangop.co.ao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *