Disfunções Temporomandibulares, deve ser realizada uma abordagem uniprofissional ou multiprofissional?

Resultado de imagem para articulacao temporomandibular

 

Mudando o padrão das postagens, relacionadas à esportes hoje iremos abordar um assunto que pouco se costuma falar, mas muitas pessoa podem apresentar sintomas ou até mesmo possuírem a essa desordem conhecida como DTM ou Disfunções Temporomandibulares.

 

Esse termo citado pode ser aplicado à qualquer mudança na função normal do sistema estomatognático ou um termo mais completo e abrangente que é o Aparelho Manducatório, porque esse termo?

 

Porque além das funções conhecidas como preensão, mastigação e deglutição, também podemos incluir a fonação, respiração, conexão com movimentos craniais e cervicais, ou seja, qualquer alteração em todo esse sistema pode gerar alteração na articulação temporomandibular de forma direta, além das possíveis alterações que pode ser causada nele por influência de outros sistemas, porém esse é um assunto para uma futura postagem.

 

As disfunções mais comuns que causam aparecimento de sinais e sintomas na DTM são: ruídos articulares, limitação da amplitude de movimento ou desvios durante o movimento,esses foram os sinais achados mais freqüentes,além de outros sintomas como: dor na articulação temporomandibular ou na musculatura mastigatória e dor pré- auricular, cefaléia, dores na base do crânio.

A sua etiologia ou seu surgimento vulgarmente falando, é de forma multifatorial, podendo ser:

-Traumas na mandíbula ou atm,

-Má oclusão interferências na oclusão (gerados por falta, excesso, posicionamentos dentários ou bloqueio articular),

-Microtraumas causados por parafunções contínuas (bruxismo ou apertamento dentário diurno),

-Condições reumáticas,

-Condições de stress emocional,

-Ansiedade

ANORMALIDADES POSTURAIS.

 

O destaque acima foi para frisar, que se um dos fatores determinantes para o aparecimento das DTM’s é a postura impreterivelmente iremos necessitar do auxílio de um fisioterapeuta no tratamento desse paciente, porque além dessa disfunção que o profissional vai atuando, ele vai atuar em outros possíveis problemas que podem estar acarretando na piora da DTM, ou seja, já solucionamos a pergunta inicial obviamente por ser multifatorial somente um profissional não vai solucionar o problema desse paciente com essa disfunção.

A equipe basicamente iria necessitar de um fisioterapeuta, dentista, nutricionista, psicólogo e médico, todos trabalhando de forma harmônica para que a solução desse problema possa vir o mais breve possível e evitando tornar-se invasiva.

Sabendo que é um tratamento à longo prazo porque mesmo com modos de rastreio e diagnóstico avançando cada vez mais ainda os sinais e sintomas são camuflados e confundidos com outras disfunções e acabam sendo tratadas de forma erronia, então o profissional que observa esses sinais e sintomas aparentes e combinados deve indicar ao profissional capacitado para atender esse tipo de caso, principalmente se esse trabalha com uma equipe multidisciplinar como dito acima.

Será que um paciente como esse já não foi atendido por você? Ou melhor você já não teve algum desse sintomas?

 

Vamos deixar essas perguntas no ar, aguardem a próxima postagem falando um pouco mais da função desses profissionais no tratamento da DTM.

Continue nos acompanhando no blog e nas redes sociais! Abraços

 

Dr.Renan Justino Pinto

 

Referências

Bricot B. Posturologia Clínica. CIES Brasil; São Paulo, 2010. Pag 149-79.

Chaves TC, Oliveira AS, Grossi DB. Principais instrumentos para avaliação da disfunção temporomandibular, parte I: índices e questionários; uma contribuição para a prática clínica e de pesquisa. FISIOTERAPIA E PESQUISA 2008; 1 5( 1): 92-100

Chaves TC, Oliveira AS, Grossi DB. Principais instrumentos para avaliação da disfunção temporomandibular, parte II: índices e questionários; uma contribuição para a prática clínica e de pesquisa. FISIOTERAPIA E PESQUISA 2008; 1 5( 1): 101-06

 

 

Banner_Cursos_Fisioterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *