Vai operar o joelho? Procure um fisioterapeuta e aumente suas chances de sucesso no pós operatório.

1448521_FULL-LND

A fisioterapia desempenha um papel importante no pre operatório de cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA), aumentando consideravelmente a probabilidade de retorno dos paciente as suas atividade de vida diária e/ou desportivas. Cerca de 82% dos dos indivíduos submetidos a cirurgia de joelho estão envolvidos em praticas esportivas recreacionais ou competitivas. É importante citar que entre 85% a 90% dos pacientes submetidos a cirurgia de LCA retornam as suas atividades com as funções do joelho normais ou perto da sua funcionalidade. Sendo assim, podemos nos questionar quais são outros fatores (alem do sucesso cirúrgico) pre operatório de LCA (fatores externos modificáveis e não modificais) que teriam influencia direta no sucesso de reabilitação desses indivíduos.

Sendo assim, foi pulicado no The Journal of Arthroscopic and Related Surgery em 2013 uma revisão sistemática com o objetivo de determinar quais os fatores pre operatórios que podem ser determinantes e aumentam o sucesso terapêutico de indivíduos submetidos a cirurgia de LCA. Dentre as variáveis possivelmente modificáveis destacam-se: forca do quadríceps adequada, amplitude total do movimento do joelho (ADM), intensidade da dor, capacidade funcional, IMC normal, tabagismo e procedimento cirúrgico ente 2 a 12 semanas. E dentre as não modificáveis destacam-se: sexo masculino como melhor fator prognostico, idade abaixo dos 30 anos, ausência de lesão meniscal associada.

Capa_Congresso

Notem que a fisioterapia trabalha diretamente na maioria dos fatores considerados modificáveis. Vamos alertar nossos pacientes a esses fatores e assim, garantir o sucesso da recuperação antes mesmo da cirurgia.

Referencia

Valk et al (2013). Preoperative Patient and Injury Factors of Successful Rehabilitation After Anterior Cruciate Ligament Reconstruction With Single-Bundle Techniques. Arthroscopy.

Banner_FisioComEvid

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *