Tratamentos em hidroterapia reabilitam pacientes do SUS

beneficios-hidroterapia
As atividades envolvendo atendimentos em hidroterapia na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) foram iniciaram no mês de agosto, na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional Santa Clara. Foram 100 atendimento num mês.

A ação é desenvolvida sob a coordenação da professora do curso de Fisioterapia, Andréia Maria Silva, que também supervisiona o estágio em Hidroterapia. Conforme a docente, o setor atende e auxilia na reabilitação de pacientes das áreas de musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, cardíaca, pneumológica e saúde da mulher.

Realizados três dias na semana, os atendimentos têm duração aproximada de 50 minutos por paciente. “Nós temos seis alunos por estágio e no dia, cada aluno atende quatro pacientes. Então temos um total de 24 pacientes atendidos por dia”, conta, lembrando que ao final da semana são 72 atendimentos realizados.

Andréia explica que a hidroterapia também é utilizada por projetos de pesquisa, que orientam os alunos no atendimento em torno de 20 pacientes por dia. “Somando todos os atendimentos, temos 132 pacientes por semana”, afirma.

Benefícios

Entre os benefícios da atividade estão o alívio da dor e diminuição do edema, a redução do espasmo muscular e relaxamento muscular, aumento da amplitude de movimento, aumento da resistência e força muscular, redução do estresse e ansiedade, melhora no equilíbrio e coordenação motora, melhora no condicionamento cardiovascular e melhora do retorno venoso.

A professora salienta a importância de saber a diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica. “A hidroterapia é executada por fisioterapeuta, que através da avaliação individual, determina o plano de tratamento para cada paciente. Por outro lado, a hidroginástica é executada por educador físico através da prática regular e sistematizada dos exercícios, que são realizados em grupos”, explica.

Atendimento na Universidade

Para o atendimento no setor de Hidroterapia da Clínica de Fisioterapia da Unifal é necessário ter o encaminhamento médico do SUS indicando a necessidade da hidroterapia. Após este passo, o paciente deve deixar o pedido nos postos de saúde, que por sua vez, agendam o atendimento dos pacientes na Clínica. O paciente também pode participar dos projetos de pesquisa.

O setor de Hidroterapia funciona nas terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h.

 

Fonte: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=10437

2 Comments
  1. Dr. Maycon Douglas

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *