RPG, Pilates e Eletroterapia são os recursos fisioterapêuticos indicados para Hérnia de Disco.

hernia-de-disco-causas-revista-pilates

A fisioterapia para hérnia de disco é importante para a recuperação do paciente e tem como objetivos aliviar a dor, melhorar a função, fortalecer os músculos das costas e prevenir o agravamento da lesão.

O tratamento fisioterapêutico para hérnia de disco deve ser escolhido pelo fisioterapeuta tendo em conta as necessidades do paciente. Algumas técnicas que podem ser úteis são:

  • Eletroterapia recorrendo ao uso de correntes eléctricas, de calor e de ultra-som que diminuem a dor;
  • Hidroterapia pois a água evita a compressão do disco durante os exercícios fisioterapêuticos;
  • Exercícios de Pilates para aumentar a força muscular e a flexibilidade;
  • Técnicas como a reeducação postural global (RPG) para corrigir desalinhamento postural para estabilização da coluna​;
  • Dependendo da localização da hérnia de disco e da sua gravidade, pode ser necessários realizar exercícios de extensão ou de flexão do tronco, e fortalecimento dos abdominais para estabilização da coluna e maior flexibilidade.

RPG_SP

Os pacientes com hérnia de disco devem permanecer em repouso durante a crise, mas devem realizar curtas caminhadas regularmente, pois ela provoca uma extensão lombar e ajuda na diminuição do edema do disco e dos tecidos em seu redor. No caso do paciente não conseguir manter-se ereto, deve utilizar muletas evitando uma postura inclinada para a frente.

O fisioterapeuta deve fazer Reeducação Postural Global com o paciente dando orientações para corrigir erros de postura, exercícios ativos e de orientação postural, que ensina ao paciente a ter uma postura correta nas suas atividades diárias e a realizar pequenos exercícios para estabilização da coluna.

Via TuaSaude.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *