Moção de Aplausos, Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais recebem homenagens em Mato Grosso

403b695e952e12bb8548fe1d923bcf07

A classe dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado de Mato Grosso, recebeu no começo deste mês de agosto, no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, Moção de Aplausos, do deputado Romoaldo Júnior do PMDB.

Ligado aos assuntos relacionados à saúde, o parlamentar reconheceu os relevantes trabalhos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), no que diz respeito às competências do órgão em é fiscalizar o exercício dos profissionais da área; cumprir e fazer cumprir as leis, resoluções, decretos e normas vinculadas às profissões; expedir a carteira de identificação do profissional, ser um mediador regional de ética; estimular o reconhecimento do profissional, participando  de eventos para falar das profissões, entre outras jurisdições.

O deputado elogiou a atuação do presidente e da vice, da autarquia, Elias Nasrala Neto e Janes Aparecida Francio Moreira, bem como de toda a diretoria.

“Quero cumprimentar o trabalho desempenhado por este Conselho, os relevantes serviços que vem sendo desempenhado em prol destas duas profissões tão importantes para o bem estar, saúde e qualidade de vida da nossa população”, disse Romoaldo Júnior.

No Brasil, o número de fisioterapeutas registrados é de aproximadamente 189.337, e terapeutas ocupacionais são de 15.475. Totalizando 204.812 profissionais registrados.

Fisioterapia – é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Fisioterapeuta é o profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), com formação acadêmica superior, habilitado para construção do diagnóstico cinesiológico funcional e pode prescrever condutas fisioterapêuticas.

Compete ainda ao profissional ordenação e indução do tratamento fisioterapêutico no paciente, bem como, acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e condições para alta do serviço. Especialidades reconhecidas: Acupuntura, Dermato funcional, Fisioterapia do trabalho, Fisioterapia esportiva, Neurofuncional, Onco-Funcional, Osteopatia, Pneumofuncional, Quiropraxia, Saúde Coletiva, Urogineco-Funcional, Traumato-Ortopédica Funcional.

Terapia Ocupacional – é a ciência que estuda a atividade humana e utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer.

É a arte e a ciência de orientar a participação do individuo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.

Via: http://www.cenariomt.com.br/

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *