Estudo indica que Kinesio pode auxiliar no quadro álgico, mas não é principal técnica analgésica.

kinesio3

Para a realização deste estudo foram consultadas as bases de dados PubMed, SciELO, Lilacs, Scirus, Google Acadêmico, bem como pesquisa manual em revistas cientificas indexadas, com as seguintes palavras-chave: “Kinesio Taping”; “Kinesio Tape”; e “Kinesiotaping”; associados ou não à “dor” (pain). Para serem inclusos os estudos deveriam oferecer acesso na íntegra para avaliação (disponibilização do material de forma aberta ou de revistas relacionadas no Periódicos da CAPES), na forma de ensaio clínico com grupo controle e que avaliaram dor com a aplicação da KT, sem limitação de idade dos pacientes ou linguagem do manuscrito.

Os autores dos trabalhos em que o grupo KT obteve redução da dor superior à intervenção em comparação descrevem que clinicamente talvez não represente relevância, pois a diminuição álgica foi minimamente melhor e que depois os resultados seriam equivalentes à contra intervenção. Além disso, a melhora descrita seria apenas em curto prazo (24 horas a 1 semana). Apenas 1 dos estudos com resultados superiores com o uso da KT obteve nota relativamente baixa, os outros 3 apontaram alta qualidade metodológica pela escala PEDro, resultando em uma média 8±2 pontos.

O artigo concluiu que a Kinesio taping produz efeito hipoalgésico semelhante quando comparada a outros grupos experimentais, o que, clinicamente, não justifica seu uso como principal técnica analgésica. Três estudos de alta qualidade metodológica (9 pontos, escala PEDro) sugerem que seus efeitos sobre a dor foram superiores a curto prazo (24 horas após a aplicação), e seus resultados são, na maioria, descritos como benéficos, porém não há evidencia cientifica de que esses efeitos sejam prolongados.

Para ler o estudo na integra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-29502014000100094&script=sci_arttext&tlng=pt

CursoBanddd_Santos

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *