Ações do Novembro Azul reúnem fisioterapeutas e população

novembro-azul-1

A fisioterapeuta Cirlene Stella Gusmão alertou os homens sobre os agravos da falta de cuidados preventivos com a saúde que colaboram para o surgimento do câncer de próstata. “Entre as principais dificuldades que impedem os homens de buscar atendimento médico estão o constrangimento em discutir a doença, acreditar que o que sentem é normal ou que vai passar, medo do diagnóstico, e aquele pensamento ‘Isso nunca vai acontecer comigo’”, diz. Ela conta que o prognóstico é satisfatório desde que diagnosticado precocemente. “Cerca de 90% dos casos de câncer de próstata descobertos no início são curáveis”, destaca. O tratamento depende do estágio da doença e das condições gerais do paciente, podendo ser feito através de radioterapia, tratamentos hormonais e cirurgia.

Para Antônio Gonçalves, de 68 anos, as atividades de conscientização são muito importantes para a população. “Eu sou muito atento à minha saúde, realizo os exames com regularidade, preciso acompanhar diariamente pressão e o diabetes, então isso faz com que me cuide mais. Recentemente realizei uma bateria de exames, inclusive o de câncer de próstata, porque a saúde tem que ser prioridade”, conta.

Ourides Pinheiro, 55 anos, que também assistiu à palestra e disse que eventos como este devem ser realizados sempre. “Eu não conhecia muitas das informações que foram passadas, com certeza a partir de agora vou me cuidar mais”, diz.

Quanto às consequências do câncer de próstata após a realização da cirurgia prostatectomia radical estão a incontinência urinária e disfunção sexual erétil. “E nessa fase a fisioterapia é essencial, pois ela ajuda o paciente a recuperar-se das lesões provocadas pelo tratamento, através de exercícios específicos, avaliação da qualidade de vida sexual, diário miccional e eletroterapia”, conta Cirlene.

 

Fonte: http://arede.info/campos_gerais/castro/acoes-novembro-azul-reunem-profissionais-e-populacao/

 

CursosTopo

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *