A importância da fisioterapia no processo de envelhecimento.

picture-3-615x346

Cresce cada vez mais o número de idosos no Brasil. O que significa dizer que o índice de expectativa de vida (indicativo de melhoria das condições de vida da população) é crescente não só no Brasil como mundialmente. As pessoas vivem por mais tempo por possuírem meios de controle de algumas patologias que outrora levavam à morte precocemente.

O processo de envelhecimento do homem traz muitas mudanças ao aparelho locomotor. São inúmeros os déficits sistêmicos e funcionais durante esta fase. Ainda é comum ouvir que um idoso é hipertenso e/ou diabético; que apresenta lombalgias, osteoartrose, dentre outras patologias que limitam o idoso de ter uma vida saudável e produtiva. A abordagem de uma equipe multidisciplinar é imperativa.

O médico geriatra atua na identificação, acompanhamento e controle das patologias por meio de medicamentos ou encaminhamentos a outras especialidades. Já o fisioterapeuta, nesta fase, atua principalmente na identificação dos déficits funcionais e na manutenção e/ ou restauração de postura, equilíbrio, coordenação motora, respiração e força muscular global do idoso. Esses objetivos serão alcançados com a elaboração de um programa de exercícios, considerando as condições físicas e a individualidade do idoso. Uma boa estratégia de abordagem é aquela baseada nos interesses e atividades de vida diária ou profissional (se for o caso) do idoso, para que o mesmo sinta-se estimulado a vivenciar o processo de reabilitação.

A imobilidade é um dos maiores problemas encontrados durante o processo de envelhecimento. Daí, além do fortalecimento da musculatura do idoso, é necessário que haja treino de marcha em superfícies estáveis e instáveis, com e sem obstáculos, associado a atividades que desafiem o equilíbrio. Estas condutas são estratégias pertinentes ao processo preventivo e reabilitativo, favorecendo uma melhor qualidade de vida e redução dos riscos de quedas entre os idosos.

Fonte: Revista Macae

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *