A Fisioterapia é fundamental na recuperação de pacientes que sofreram um AVE (Acidente Vascular Encefálico)

avcblog

Poucas situações alteram consideravelmente a vida do indivíduo como a experiência de um acidente vascular encefálico (AVE). Afinal o AVE é um dos mais comuns problemas de saúde e estima-se que ela seja uma das principais causas de incapacidade funcional ao redor do mundo.

Um AVE pode causar danos importantes no cérebro do indivíduo ocasionando diferentes tipos de comprometimento funcional (depende da área acometida). Dentre algumas das consequências que o AVE pode causar, podemos citar: dificuldade em engolir, problemas de equilíbrio, dificuldade de comunicação, perda de memória  confusão, dificuldades de controlar a bexiga, paralisia, dormência em algumas partes do corpo, e dificuldade em pé e caminhar.

Provavelmente você já deve ter conhecido ou presenciado algum caso de indivíduos que sofreram um AVE certo? Saiba que o fisioterapeuta tem um papel fundamental na reabilitação desses pacientes, auxiliando com que ele retorne as suas atividades de vida diária o mais breve possível.

Dentre os objetivos da fisioterapia na reabilitação de pacientes com AVE podemos citar:

  • Fortalecimento e estabilização do tronco,
  • Aumento da resistência e tolerância a exercícios,
  • Restaurar a mobilidade global desse individuo,
  • Treino sensório-motor, marcha e equilíbrio.

QUANDO O PACIENTE QUE SOFREU UM AVE DEVE INICIAR A FISIOTERAPIA?

Grande parte dos pacientes que estão hospitalizados por ter sido acometido por um AVE, já iniciam o trabalho de fisioterapia já no ambiente hospitalar. Em grande parte dos casos, quanto mais cedo o indivíduo iniciar o trabalho de fisioterapia, melhor! Normalmente a fisioterapia deve ser iniciada em 48 horas após ocorrido.

Nesse processo de reabilitação é importante a parceria fisioterapeuta-paciente. Dependendo da extensão, recorrências e área acometida pelo AVE, esse processo pode demandar um pouco mais tempo de recuperação. Dessa forma, o trabalho em equipe é imprescindível para o bom prosseguimento do tratamento.

A fisioterapia tem auxiliado pacientes com AVE. Esse processo de reabilitação tem se mostrado efetivo e seguro para que esses pacientes retornarem a suas atividades de vida diária. A não ser que esse paciente tenha uma contraindicação observada pela equipe de profissionais de saúde, aconselha-se o inicio imediato do tratamento fisioterapêutico.

Banner_FisioComEvid

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *