A efetividade da massagem terapêutica nas desordens musculoesqueléticas.

Como-Massagem-Terapêutica-reduz-o-estresse

Segundo o The Global Burden of Diasease (2010), desordem musculoesquelética é a quarta maior causa de comprometimento da saúde ao redor do mundo e as partes do corpo mais afetadas são: coluna lombar, pescoço, ombros e joelho; com uma prevalência pontual (aquela no momento da avaliação), variando enter 20 a 50% da população.

A fisioterapia tem utilizado a massagem terapêutica como uma opção de tratamento (associado a exercícios) para alívio da dor. Dentre os efeitos causados pela massagem terapêutica podemos destacar: aumento do fluxo linfático, aumento das respostas do sistema nervoso parassimpático, prevenção de fibrose e efeitos benéficos no sistema imunológico, cognição e alívio da dor.

A maioria dos estudos apresentam resultados da massagem sempre associada a outra técnica. Desta forma, fica a pergunta, será que a massagem apresenta efeitos benéficos quando realizada de forma isolada?

Sendo assim, recentemente foi a realizada uma revisão sistemática por pesquisadores Holandês, justamente com o objetivo de verificar a efetividade da massagem terapêutica sendo utilizada de forma isolada em pacientes com desordens musculoesqueléticas quando comparado a outra intervenção ou a nenhum tratamento. Apos a definição dos critérios de inclusão e exclusão, 26 estudos clínicos foram selecionados com 2565 participantes envolvidos. A qualidade metodológica dos estudos variou de baixo a moderado risco de viés. Os resultados dessa revisão indicam que a massagem reduz sim a intensidade da dor e melhora os níveis de incapacidade funcional (curto prazo), quando comparado a não tratamento em pacientes com dor e perda da incapacidade funcional no ombro, lombar e osteoartrite de joelho. Além disso, os benefícios da massagem terapêutica não são claros quando comparado a outras técnicas (acupuntura, mobilização, manipulação e relaxamento) em indivíduos com fibromialgia, dor lombar e condições musculoesquelética em geral.

Concluindo: A implicação clínica desse estudo apresenta que a massagem terapêutica apresenta benefícios, especialmente para pacientes com dor lombar, dor no ombro e osteoartrites de joelho.

Referência

Bervoets DC, Luijsterburg PA, Alessie JJ, Buijs MJ, Verhagen AP. Massage therapy has short-term benefits for people with common musculoskeletal disorders compared to no treatment: a systematic review. J Physiother. 2015;61(3):106-16.

Banner_FisioComEvid

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *